Os hackers não tiram férias, por isso você deve estar sempre ligado nos novos golpes que circulam pela web. A novidade da vez é um vírus que está sendo disseminado no WhatsApp e pode roubar dados pessoais dos usuários, incluindo dados bancários, códigos PIN e credenciais de acesso.
A contaminação acontece por meio da abertura de arquivos maliciosos enviados pelo aplicativo de mensagens. Até agora, dois tipos diferentes do vírus foram identificados, ambos originários da Índia, mas relatórios indicam que eles podem se espalhar por diversas regiões do mundo.
Para atrair as vítimas, as mensagens infectadas citam nomes de organizações governamentais indianas, como a NDA (National Defense Academy) ea NIA (National Investigation Agency), visando dar mais credibilidade ao arquivo. Uma vez instalado no dispositivo móvel do usuário, o software consegue acessar informações confidenciais.
Os dois vírus estão escondidos em arquivos do Excel e são nomeados como “NDA-ranked-8th-toughest-College-in-the-world-to-get-into.xls” e “NIA-selection-order-.xls”. No entanto, é bom ficar alerta, pois uma versão nacional do golpe pode aparecer a qualquer momento, seguindo as tendências de hackers gringos, uma vez que o Brasil é um dos maiores adeptos do WhatsApp.