Estratégias conjuntas de médio e longo prazo para o combate ao mosquito Aedes aegypti foram discutidas por técnicos das Vigilâncias Sanitária e Epidemiológica da secretaria de Saúde de Eunápolis. O encontro foi no auditório da VISA, no Bairro Centauro.
A intenção, segundo a superintendente de Vigilância à Saúde, Valéria de Carvalho, “é preparar um plano de ação conjunta entre inspetores sanitários e agentes de endemias para que os imóveis vistoriados recebam também a visita dos agentes para uma ação, inicialmente educativa, de controle ao vetor (o mosquito)”.
Após o debate, as equipes decidiram montar um plano de estratégia com o objetivo de ampliar o combate ao mosquito. O inspetor sanitário Thiago Lacerda de Oliveira elogiou a iniciativa e disse que isso não vai acarretar aumento da carga de trabalho, “contudo vai ajudar na conscientização da população”.
Apesar das inúmeras campanhas de conscientização e mutirões de combate a focos ao longo dos anos, nas primeiras quatro semanas de 2017, em Eunápolis, foram confirmadas 185 casos de dengue; 189 de febre chikungunya e 49 de zika.
Os dados são da secretaria municipal de Saúde.
As notificações são registradas pela Prefeitura de Eunápolis por meio de informações do Hospital Regional de Eunápolis.
Fonte: Por Ascom/Secretaria de Saúde da Prefeitura de Eunápolis