A Microsoft enviou uma atualização urgente para quem ainda é usuário de versões antigas do seu sistema operacional. O motivo é prevenir que esses aparelhos sejam formas de propagação de ciberataques que se espalham rapidamente de uma máquina para outra — nos mesmos moldes do WannaCry, o ransomware que aterrorizou o mundo em 2017.
A vulnerabilidade atua sem precisar da autenticação do usuário, enviando o malware a partir dos Serviços de Área de Trabalho Remota (ou Serviços de Terminal). Por isso, a correção é direcionada aos protocolos desse setor — que não são inseguros em si e nem foram consertados por causa de alguma invasão já detectada, mas eram uma porta de entrada possível para criminosos.
Receberam a atualização os seguintes sistemas operacionais:
- Windows XP
- Windows 7
- Windows Server 2003
- Windows Server 2008 R2
- Windows Server 2008
Surpresa
A grande surpresa da lista é o Windows XP, que tecnicamente já não recebe suporte da Microsoft há alguns anos e virou totalmente obsoleto agora em 2019. Porém, a insistência do público em manter essa versão tão popular levou a marca a abrir uma exceção.
Segundo a empresa, o novo pacote de segurança até previne os ataques, mas há uma forma ainda mais eficiente de ficar protegido: atualizar a versão do sistema operacional para uma mais recente. Windows 8, 8.1 e Windows 10, por exemplo, não receberam o download por não serem afetados especificamente por esse tipo de ameaça.
Fonte: tecmundo.com.br