Ações contemplam 32 comunidades indígenas da região Sul da Bahia e tem como objetivo apoiar a educação e a preservação da cultura tradicional
Eunápolis, 28 de março de 2022 – Na sexta-feira (25), a Veracel, indústria de celulose localizada no Sul da Bahia, finalizou as entregas de materiais escolares para cerca de 4.752 alunos e 244 professores de 32 comunidades indígenas da Costa do Descobrimento. Essa iniciativa faz parte do programa “Educação é Vida” que busca incentivar a permanência dos estudantes em sala de aula, reduzindo a evasão escolar.
“Em mais um ano, a empresa segue apoiando a nossa comunidade em projetos que atendem a toda a nossa população”, reconhece o Cacique Zeca Pataxó, do Movimento Indígena da Bahia (Miba).
A doação dos materiais foi realizada nas escolas públicas municipais e estaduais de Educação Infantil, Ensino Fundamental I e II, Ensino Médio e de Educação de Jovens e Adultos (EJA). Ao todo, foram entregues 5.100 kits compostos com materiais escolares.
O programa “Educação é vida” da Veracel é implementado nas comunidades indígenas da área de influência da empresa desde 2009. Além da entrega dos materiais, o programa contempla ações educativas relacionadas ao meio ambiente, reformas e construção de salas de aula e escolas. “Essa ação é muito importante que ajuda a assegurar educação inclusiva de qualidade e também promover oportunidades de aprendizagem as estudantes das comunidades indígenas”, destaca Eunice Britto, da Etno Consultoria, especializada no relacionamento com as comunidades locais e tradicionais localizadas em área de atuação da Veracel, além de delegada de Direitos Humanos do Conselho Nacional de Direitos Humanos (CNDH).
Sobre a Veracel Celulose
A Veracel Celulose celebrou 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.
A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® – FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.
Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.
Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!
Fonte: Veracel Celulose