Iniciativa, parte do programa “Educação é Vida” da empresa que já contribui há 14 anos com o fortalecimento da educação e com a redução da evasão escolar entre estudantes indígenas
Pelo 14º ano consecutivo, a Veracel Celulose reafirma seu compromisso com a educação e o desenvolvimento das comunidades indígenas da Bahia. Em mais uma edição do programa “Educação é Vida”, a empresa doou cerca de 5.400 mil kits escolares para estudantes e professores de 34 aldeias no Extremo Sul do estado, beneficiando diretamente mais de 1400 famílias indígenas.

“Acreditamos que a educação é a base para o fortalecimento e autonomia das comunidades indígenas. Com o programa Educação é Vida, da Veracel, estamos não apenas promovendo o ensino, mas também resgatando identidades e construindo um futuro mais justo. Iniciativas como essa são fundamentais e devem ser replicadas para que possamos, juntos, garantir o respeito e o desenvolvimento dos nossos povos originários”, destacou Gerdion Nascimento (Cacique Aruã) Coordenador da Fundação Nacional dos Povos Indígenas (FUNAI) do Sul da Bahia.

O Coordenador Municipal de Educação Escolar Indígena de Santa Cruz Cabrália, Ademário Braz (Kamasary Pataxó) também avalia a importância da iniciativa: “Como professor Indígena e Coordenador de Educação Escolar Indígena na Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz Cabrália, vejo que esses materiais educativos não apenas elevam a autoestima dos estudantes, mas garantem a permanência deles nas escolas e trazem segurança às famílias, que podem confiar no apoio contínuo ao aprendizado dos seus filhos. É uma ferramenta poderosa para construir um futuro mais promissor, onde cada criança tem a oportunidade de crescer e se desenvolver”, ressalta.

Os kits incluem materiais essenciais, como cadernos, lápis, canetas e réguas, fornecendo suporte para o aprendizado e incentivando a permanência dos estudantes na escola.
“A doação dos kits escolares reforça nosso compromisso com o Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) 4 da ONU, garantindo que mais crianças e jovens tenham acesso a uma educação inclusiva e de qualidade, além de apoiar para que os alunos mantenham seus estudos e que as comunidades indígenas possam formar os alunos com respeito às suas origens e tradições”, destaca Alexandre Campbell de Mendonça, gerente de Responsabilidade Social e Comunicação da Veracel.
Além do foco educacional, a Veracel apoia a preservação da cultura indígena por meio do patrocínio a eventos tradicionais e esportivos, como o Aragwaksã, celebração da etnia Pataxó, e os Jogos Indígenas Pataxó. A empresa também mantém um diálogo constante de forma culturalmente apropriada com os representantes das comunidades, participando ativamente de reuniões periódicas com as comunidades e conselhos de caciques.
Acesse aqui o site da Veracel para visualizar mais imagens do evento.
Sobre a Veracel
A Veracel Celulose é uma empresa de bioeconomia brasileira que integra operações florestais, industriais e de logística, que resultam em uma produção anual média de 1,1 milhão de toneladas de celulose, gerando mais de 3,2 mil empregos próprios e de terceiros, na região da Costa do Descobrimento, sul da Bahia e no Vale do Jequitinhonha, em Minas Gerais. Além da geração de empregos, renda e tributos, a Veracel é protagonista em iniciativas socioambientais no território. A consultoria Great Place to Work (GPTW) validou a Veracel como uma das melhores empresas para trabalhar no Brasil pelo 6º ano consecutivo.
Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro.
Fonte: Ascom Veracel Celulose