Empresa atua junto com as autoridades para a recuperação de um ponto da rodovia que cedeu devido aos impactos das chuvas e interditou a estrada próximo ao trecho de divisa entre Eunápolis e Itabela
Eunápolis, 24 de dezembro de 2021 – Na manhã de ontem (23), a população da região Sul da Bahia passou a enfrentar mais uma dificuldade em função das chuvas que atingem a região nas últimas semanas: um trecho da BR-101 cedeu nos dois sentidos da pista, interditando o tráfego entre Eunápolis e Itabela nesta véspera de Natal. A Veracel Celulose está colaborando com as autoridades com materiais e equipamentos para que a pista seja recuperada e o tráfego normalizado. A previsão inicial é de liberação de uma pista a partir das 15h de hoje (24), caso as chuvas permitam a operação de reparos.
Desde a manhã desta quinta-feira (23) a Veracel está trabalhando em parceria com o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) para a recuperação do acesso da pista. A empresa já providenciou materiais, caçambas, pedras britadas e de demolição, além de uma equipe de apoio, para que o DNIT possa trabalhar na recuperação dos 15m de profundidade da estrutura abaixo da via com a maior brevidade possível.
A avaria na pista ocorreu devido às fortes chuvas que atingem a região nos próximos dias, causando um excesso de umidade na estrutura subterrânea da pista. O trabalho de recuperação, no entanto, depende das condições meteorológicas da região, tendo em vista que em caso de chuva a operação de reparo precisará ser suspensa.
“A operação da Veracel também sofre impacto com esta interdição, mas nossa prioridade neste momento é apoiar as autoridades com a liberação da pista para que a população possa se locomover na região nesta véspera de Natal”, destaca Alberto Nascimento, coordenador de Logística da Veracel que está à frente deste apoio.
Sobre a Veracel Celulose
A Veracel Celulose celebra 30 anos de atuação em 2021. Com a fábrica em Eunápolis, no Sul da Bahia, a companhia integra operações florestais, industriais e de logística em mais 10 outros municípios da região. Responsável pela produção 1,1 milhão de toneladas de celulose/ano, 100% da madeira de eucalipto utilizada no processo produtivo é certificada ou controlada em conformidade aos princípios e critérios de padrões normativos internacionais FSC e CERFLOR. Com 50% de participação cada, seus acionistas são duas grandes operadoras no setor de celulose e papel em âmbito internacional: a brasileira Suzano e a sueco-finlandesa Stora Enso.
A Veracel é considerada como uma das melhores empresas para se trabalhar na Bahia, de acordo com o selo Great Place to Work (GPTW). Além dos mais de 100 mil hectares de área protegida ambientalmente, é guardiã da maior Reserva Particular do Patrimônio Natural de Mata Atlântica do Nordeste brasileiro, a Estação Veracel, que recebeu o Certificado de Serviços Ecossistêmicos do Forest Stewardship Council® – FSC® C017612, emitido no Brasil pela certificadora Imaflora.
Além dos contratos de parceria com produtores locais, totalizando mais de 20 mil hectares, a Veracel possui 3.191 empregos diretos e cerca de 16 mil beneficiados pelas iniciativas de educação, saúde e geração de renda, desenvolvidas nos últimos anos.
Ser responsável, inspirar pessoas e valorizar a vida é o nosso propósito!
Fonte: Veracel Celulose