Filas nos caixas eletrônicos de agência bancária na Avenida Porto Seguro, Eunápolis -Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64
Bancários de todo o país entram em greve nesta terça-feira (6), depois de rejeitar a proposta oferecida pela Federação Nacional dos Bancos (Fenaban). As reivindicações incluem reajuste salarial, reposição inflacionária de 5%, antecipação e reajuste na participação dos lucros, aumento do piso salarial, aumento do vale-alimentação, melhores condições de trabalho e plano de carreira. Na cidade de Eunápolis, todas as agências estão fechadas.
[sg_popup id=”9″ event=”onload”][/sg_popup]
“A intransigência dos bancos tem sido absurda. Os bancos lucraram R$29,7 bilhões somente no início desse ano e apresentaram uma proposta muito abaixo da inflação. São centenas de agências paradas em todo estado da Bahia”, disse o presidente do Sindicato dos Bancários da Bahia, Augusto Vasconcelos.
Banco do Brasil, centro de Eunápolis – Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64
A proposta da Fenaban, rejeitada pela categoria, é de reajuste de 6,5% (para uma inflação de 9,57%) e abono de R$ 3 mil, que não incide sobre os salários, nem sobre o FGTS, as férias ou o décimo terceiro.
CONSUMIDOR – Em razão do anúncio da paralisação dos bancários, o Procon orienta que nenhum prejuízo pode ser imposto ao consumidor. Mas é importante lembrar que existem opções para realização de algumas transações como pagamentos, por exemplo, que podem ser feitos pela Internet, lotéricas, farmácias, mercados, Correios e outros.
Agência da Caixa Econômica – Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64
O consumidor deve ficar atento aos prazos de vencimento das contas. De acordo com a orientação do Fenaban, as pessoas que têm contas atrasadas de tarifas públicas como água, telefone e energia devem ligar para as empresas e negociar uma forma de pagamento.
Agência do Bradesco, localizada na Avenida Porto Seguro – Foto: Gustavo Moreira/RADAR 64
Quem tem conta para pagar e não dispõe de cartão para uso do caixa eletrônico, pode recorrer às agências lotéricas e até mesmo lojas de departamentos que aceitem pagamentos.
Fonte: radar64.com