Já pensou comer o quanto quiser sem engordar nenhum grama? Essa é uma das possibilidades prometidas por um projeto experimental chamado Nourished, desenvolvido por uma empresa de Los Angeles, nos EUA. Os criadores da tecnologia dizem proporcionar a visão, o cheiro e até o sabor dos alimentos, mas sem a tão incômoda ingestão calórica.
Antes que você se empolgue, porém, vale o alerta. “Quero deixar claro que eu não isso não irá substituir a nossa forma de consumir alimentos. É simplesmente uma alternativa”, conta Jinsoo An, fundador da Kokiri Lab.
Como funciona?
O ‘jantar’ inclui um pequeno cubo de alimentos impresso em 3D, que serve como um veículo para a articulação de sabor, textura e consistência, explica a empresa em seu site. Ou seja, o objetivo é usar fatores sensoriais para “enganar” a boca até das pessoas mais realistas.
‘A nossa percepção de uma refeição depende de entrada sensorial diferente derivado do visuais, sabores, aromas, texturas, consistência e feedback auditivo do que comemos”, afirma a desenvolvedora.
Aplicações
Apesar parecer uma ideia tentadora, o objetivo principal não é esse. Segundo a Kokiri Lab, o foco é usar o método em pacientes que se recuperam de distúrbios alimentares, idosos, crianças e até astronautas durante uma missão espacial.
O projeto Nourished está aceitando encomendas por a partir de US$ 60. Para garantir a experiência, é necessário que o usuário use seu próprio smartphone. O restante do equipamento deve estar disponível ainda neste mês.