Foto: Fred Pontes/ Divulgação
Os cantores Solange Almeida e Xand, líderes da banda Aviões do Forró, participaram na tarde desta terça-feira (7/6) do Revezamento da Tocha Olímpica em Fortaleza, no Ceará. O evento está sendo promovido em todas as cidades que terão jogos das Olimpíadas Rio 2016. No entanto, após o evento, Sol desabafou por meio das redes sociais sobre as críticas negativas que ela e o parceiro musical receberam por marcarem presença na ação.
Sol, como é chamada carinhosamente, disse que a dupla foi “literalmente bombardeada com críticas de todos os tipos”. Entre os argumentos disparados, pessoas afirmavam que os cantores que não tinham “merecimento” e que não eram “atleta para participar desta celebração”.
“Muitos sequer sabem que o Revezamento da Tocha Olímpica até o Rio (ato em que várias pessoas se revezam) conta com 12.000 condutores, passando por cerca de 329 cidades brasileiras. Nenhum atleta ganha medalha ao carregar a tocha e sim quando compete (e vence)”, disse Solange.
A forrozeira também ressaltou que é tradição o fogo olímpico ser guiado por pessoas comuns, artistas e grupos que representam tanto o esporte como a história cultural dos países-sede que recebem o maior evento esportivo do mundo.“Alguns perguntaram pq fomos convidados se nem cearenses somos… Simples: estamos há cerca de 14 anos nos dedicando a cultura deste estado que nos acolheu de braços abertos, gerando empregos diretos e indiretos pra centenas de famílias, além de levar a bandeira do forró para o Brasil e o mundo”, esclareceu em outro trecho.
Ao final do desabafo, Solange deu um recado para as pessoas que usaram a sua participação no revezamento para criticarem o atual cenário político do Brasil. “Também li muitos questionamentos sobre política e corrupção, acho que a grande maioria está insatisfeita com a política nacional, porém não mudamos isso com Olimpíadas e sim com o voto consciente, faça valer seu poder de mudança nas urnas, e não deixando comentários mal educados no instagram alheio. Mto obg a todos os que nos apoiaram, que nos incentivaram a viver este momento que foi único em nossas vidas”, concluiu.
Confira o depoimento :