Com o auditório do IFBA totalmente ocupado por professores de Eunápolis e de outros cinco municípios da região, a professora Maureen Lacerda, Secretária Municipal de Educação Cultura e Esporte, através do Centro de Atendimento Educacional Especializado de Eunápolis – CAEEDE, abriu nesta terça-feira à noite o “VI Seminário de Educação Especial Inclusiva”, dentro da Semana Nacional da Educação Infantil.
Voltada para a capacitação de docentes, a programação do seminário tem como tema o conceito “Deficiência Intelectual, Altas Habilidades/Superdotação – E eu com isso?”, título de palestra do professor Antonio Carlos dos Santos, pedagogo, pós graduado em Psicopedagogia, tutoria em formação de professores, formação de professores pela UFBA, psicopedagogo da Rede Municipal de Eunápolis.
Diante de uma platéia atenta, o professor discorreu sobre a responsabilidade da escola para com a identificação dos alunos com deficiência intelectual, com altas habilidades e com superdotação. Lembrou determinações da Lei de Diretrizes e Bases da Educação sobre o tema, destacando a evolução do acompanhamento oferecido às crianças com este perfil.
Outra palestra que chamou a atenção foi a da professora Michelle Araújo, pedagoga, pós graduada em psicopedagogia, educação especial/Inclusiva, gestão e recursos humanos. É também consultora empresarial e educacional e psicopedagoga da Rede Municipal de Eunápolis, psicopedagoga e responsável pelo RH da Engelmig Energia Bahia.
O enfoque da professora Michele foi “Deficiência Intelectual”, amplamente ilustrado com depoimentos de autores e professores renomados. Para envolver o público, a palestrante provocou debates, fez perguntas e colheu depoimentos dos professores sobre o assunto, que não se esgota no seminário.
Ao final a professora Cristina Gobiras, diretora do CAEEDE, retomou a programação do evento, destacando o compromisso de se identificar na Rede Municipal de Eunápolis os alunos com altas habilidades, os superdotados e os que carregam alguma deficiência intelectual. O seminário prossegue nesta quarta-feira (23/08) durante todo o dia em espaço cedido pela Unopar, no bairro Centauro.
Por Ascom/Educação