O descarte irregular de lixo, grave problema ambiental e de saúde pública, segue com ocorrências frequentes no município de Eunápolis. Devido à situação, a Secretaria Municipal de Serviços Públicos alerta os cidadãos eunapolitanos quanto à necessidade de adotar medidas que contribuam para a manutenção da limpeza da cidade.
São diversos os registros, principalmente, de descarte fora do horário adequado, mau acondicionamento do lixo e resíduos em locais impróprios, o que acaba provocando poluição em diversos pontos da cidade. Essas práticas podem contribuir para alagamentos, doenças e prejuízos à fauna e à flora.
“É necessário que a população se conscientize de que a limpeza urbana é um dever de todos, então é necessário que todos os cidadãos façam a sua parte, já que o Município segue atuando com o seu compromisso diário de destinar equipes com cerca de 200 pessoas e nove caminhões coletores para garantir a manutenção da limpeza”, pontuou o secretário de Serviços Públicos, Carlos Alberto Ferreira.
Além do processo de limpeza pública urbana, o Município ainda garante a destinação de todo o lixo produzido na cidade – 70 a 90 toneladas diárias – para o aterro sanitário em Santa Cruz Cabrália de segunda-feira a sábado, respeitando a Lei de Resíduos Sólidos.
Ascom – Prefeitura de Eunápolis (BA)