A Prefeitura de Belmonte, através da Secretaria de Agricultura realizou nos dias 20 e 21 de junho o Cadastro e Recadastramento Nacional da Agricultura Familiar (CAF), Programa do Governo do Estado.
O município desponta como um dos pioneiros a emitir o novo documento. Além de proporcionar maior transparência e segurança para as informações declaradas pelos produtores, o CAF também traz como benefício a identificação de todos os membros que compõem as Unidades Familiares de Produção Agrária (UFPA).
A Declaração de Aptidão ao Pronaf (DAP), documento de acesso ao crédito rural no âmbito do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar (Pronaf), está sendo substituída pela inscrição ativa no CAF, que passou a ser o instrumento da Política Nacional da Agricultura Familiar, instituído como a principal ferramenta do agricultor para acesso a ações, programas e políticas públicas voltados à geração de renda e fortalecimento da agricultura familiar.
“O ingresso no CAF e a possibilidade de realização desse cadastro pelo próprio Município são avanços que vieram para somar e fortalecer as ações que a gestão Bebeto Gama já vem executando com vistas ao desenvolvimento da agricultura familiar em Belmonte”, explicou Antônio Raimundo da Silva Seara, Secretário da Pasta.
Fonte: ASCOM/BELMONTE / bk2.com.br