A Prefeitura de Eunápolis, por intermédio da secretaria de Saúde do município, alerta a população para o combate das arboviroses, doenças virais que são transmitidas por meio de mosquitos, principalmente o Aedes aegypti. Nesta sexta-feira (07/04), a Superintendência de Vigilância à Saúde divulgou o primeiro Boletim da Dengue, Zica e Chikungunya com índice de infestação de 1,5% colocando o município em situação de alerta.
De acordo com o veterinário Ricardo Batista, técnico do programa de Endemias, “nos dois primeiros meses do ano foram confirmados 280 casos de Dengue; 328 para Chikungunya e 50 de Zika vírus. Não houve óbitos provocados por nenhuma dessas doenças até o momento”. No mesmo período, em 2016, os índices foram muito parecidos, com variação de apenas 0,1%.
O Boletim destaca ainda os bairros com maiores índices de infestação predial. São eles: Juca Rosa, Alecrim I, Centauro Oeste, Motor, Nova Eunápolis, Sapucaieira, Rosa Neto, Cajueiro, Itapuã, Alecrim II e Santa Rita. Todos esses com índices que variam de 5,8% a 2,1%. “Através desses índices, pode-se levantar o percentual de imóveis positivos com a presença de larvas de Aedes aegypti e a necessidade de fazer vistorias nos quintais, terrenos baldios e residências”, alertou Ricardo Batista.
MEDIDAS DE COMBATE
Segundo a secretaria de Saúde, Stela Souza, “é importante evidenciar que a sinalização de casos suspeitos é a base para o planejamento das ações de Assistência à Saúde, Vigilância Epidemiológica e Ambiental”. Ela também alerta que, em caso de adoecimento, o usuário deve procurar imediatamente a Estratégia de Saúde da Família – ESF ou o serviço de saúde mais próximo de sua residência.
O prefeito Robério Oliveira lembrou que, “para intensificar as medidas de prevenção e combate ao Aedes a Prefeitura de Eunápolis vem realizando, desde janeiro, o programa ‘Prefeitura em Ação’ que nesta sexta-feira vai estar no Bairro Vista Alegre, a partir das 08h com as atividades de várias secretarias reunidas e a cobertura imunológica de rotina, principalmente da vacina contra febre amarela”.
ORIENTAÇÕES E CUIDADOS
A orientação da secretaria de Saúde é para que a população, em todos os bairros, intensifique as medidas de prevenção. “Como não acumular lixo em locais impróprios e manter fechados recipientes, lixeiras, caixas d`água entre outros, evitando que a água se acumule sobre a laje ou calhas. Outra medida também é colocar areia nos vasos das plantas.” Frisou Stela.
Quadro de Infestação por Bairros
Fonte: Por Ascom/Saúde