O governador Rui Costa (PT) decretou, na sexta-feira (17/4), a abertura das Policlinicas baianas. O atendimento será apenas nas unidades regionais e deverá ser retomado de forma “cautelosa e cuidadosa”, segundo o governador. “Se nossa meta é preservar vidas, não podemos ignorar os outros problemas de saúde, que não deixaram de acontecer”, disse.
A decisão foi tomada durante reunião remota entre representantes dos poderes estaduais. Rui disse que tem recebido muitos pedidos de pessoas que tiveram seus tratamentos interrompidos com as férias coletivas dadas aos profissionais dessas unidades. Os trabalhadores estão de folga até o próximo dia 6 de maio, quando voltam a atender.
“São pessoas que precisam saber se estão com câncer ou não, que precisam avaliar seus problemas cardíacos, se têm diabetes”, disse. Atualmente, a Bahia possui 16 policlínicas regionais, que atendem uma população de cerca de dois milhões de pessoas.
O governador informou que a reabertura dessas unidades será programada de forma progressiva e seletiva, por região e município, para evitar que essa atividade interfira de forma negativa na contenção do coronavírus.
Fonte: https://aratuon.com.br/