Em 22 de maio de 2016, foi fundada a AGO – Associação Gota do Óleo, na rua Aruba, 60, Dinah Borges, na cidade de Eunápolis, Bahia, por um grupo de amigos e amigas, que resolveram desenvolver o projeto de proteção ao meio ambiente, que consiste na coleta do óleo de cozinha usado do comércio que trabalha com fritura e residências, para fazer o Sabão Artesanal Ecológico Aruba. O nome do sabão Aruba é o mesmo da rua da Sede da Associação Gota do Óleo.
O projeto começou com um balde, um cabo de vassoura, um quilo de soda, poucos litros de óleo de cozinha usado, formas de madeira e rótulos feitos no computador. Já a coleta do óleo de cozinha usado ainda está sendo feita um dia na semana em um carro emprestado e nos demais dias em uma moto.
Depois de alguns meses fazendo o sabão no balde e utilizando cabo de vassoura foi comprada uma máquina manual para a fabricação do sabão com capacidade de produção de 60 quilos de cada vez, formas plásticas e os equipamentos de corte do sabão. Esta máquina possibilitou dar um formato industrializado ao sabão, melhorando e muito o aspecto.
Após reuniões com Fabíolo Moraes Amaral, diretor geral do Instituto Federal da Bahia – IFBA – Campus Eunápolis e com a professora do IFBA, Vitória de Souza Oliveira, a Associação Gota do Óleo conseguiu importante apoio de Sérgio Luiz de Abreu Guimarães, mais conhecido como Serjão, técnico em química, também professor do IFBA – Campus Eunápolis, que está assinando pelo Sabão Artesanal Ecológico Aruba, sendo o químico responsável.
A prefeitura de Eunápolis tem um papel importante na ampliação da coleta do óleo de cozinha usado, Robério Oliveira, prefeito da cidade, Flávio Augusto Baioco, vice-prefeito e secretário de governo, Larissa Oliveira, secretária de assistência social e, Lourencio Emanuel Batista de Oliveira, secretário de Meio Ambiente e Agricultura e equipes respectivamente abraçaram este projeto da coleta do óleo de cozinha usado e graças a estes apoios a Associação Gota do Óleo já tem mais de 60 empresas cadastradas, que trabalham com frituras, além das residências que as pessoas também participam. A média de arrecadação é de mais de mil litros de óleo de fritura usado por mês. Em ordem crescente.
As empresas cadastradas que trabalham com frituras recebem uma bombona plástica para armazenar o óleo de cozinha usado e a cada 50 litros de óleo usado elas recebem 20 litros de sabão em pasta. Já as residências a cada dois litros de óleo usado disponibilizado em garrafas pet elas recebem uma barra de sabão de 200 gramas. É só ligar que um membro da associação vai fazer a coleta e levar o sabão. Maiores informações: (73) 3281-2705 / 9 8136-9393 / 9 8105-8722 / 9 8143-8282 Claro/WhatsApp / 9 8805-0484 Oi.
BOLSAS DE LONA E TECIDO
A Associação Gota do Óleo está também recolhendo retalhos de tecidos de pano para a produção de bolsas dobráveis do tipo ECOBAG (este material lançado no meio ambiente leva de 100 a 400 anos para se decompor) e, banner, faixas e outdoor de lona de publicidade para a fabricação de bolsas, que estão sendo vendidas juntamente com o Sabão Artesanal Ecológico Aruba pelo whstsapp, facebook, eventos, reuniões e nas feiras livres do Bueiro, no centro da cidade e do Pequi (este material lançado no meio ambiente leva mais de 400 anos para se decompor).
CRIANÇA E ADOLESCENTE – PRIORIDADE ABSOLUTA
Com a distribuição de folhetos informativos nas redes sociais, eventos, reuniões e nas feiras livres da cidade a A Associação Gota do Óleo deu início ao projeto de Erradicação do Trabalho Infantil no mês de maio do corrente ano com o tema: Lugar de criança é na escola – Diga não ao trabalho infantil. Na segunda fase do projeto será feito cadastro das crianças e adolescentes em situação de trabalho infantil nas feiras livres, lixões, comércio e fazendas, tanto na área urbana quanto rural. A Associação Gota do Óleo já está fazendo a campanha junto ao empresariado para disponibilizarem vagas de jovem aprendiz para este projeto fazer o encaminhamento destes adolescentes em situação de trabalho degradante para eles terem uma oportunidade digna. Para diminuir a violência têm que ser dada oportunidades para a juventudade, ou a sociedade faz isto, ou o crime organizado vai fazer, aliás, já está fazendo.
TRABALHO SOCIAL
Parte do sabão produzido pela Associação Gota do Óleo está sendo disponibilizada para associações, centros de tratamento de dependentes químicos e igrejas cadastradas. A SOS Vida Anjos da Guarda, da irmã Terezinha foi a primeira associação cadastrada para receber o sabão. Se cada um fizer um pouco, juntos podemos muito.
PROJETO DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL
Considerando que os alunos são agentes multiplicadores da sociedade, a Associação Gota do Óleo está levando às escolas da rede pública e privada de ensino o Projeto de Educação Ambiental que consiste na realização de palestras nas escolas e visitas dos alunos a fábrica de sabão. Cada litro de óleo lançado no meio ambiente polui até um milhão de litros de água. O óleo lançado na pia atrai ratos e baratas, entope a tubulação e impermeabiliza a fossa gerando gastos com desentupidoras, que poderiam ser evitados. O óleo usado que cai na fossa forma uma pasta gelatinosa nas paredes da mesma não deixando infiltrar a água na terra fazendo com que ela encha mais rápido. O óleo usado lançado na pia forma uma crosta da cor de cimento que é a comida de ratos e baratas. Quer evitar ratos e baratas na cozinha, então não jogue óleo de cozinha usado na pia. O meio ambiente agradece.
Maiores informações da Associação Gota do Óleo podem ser obtidas através dos telefones: (73) 3281-2705 / 9 8136-9393 / 9 8105-8722 / 9 8143-8282 Claro/WhatsApp / 9 8805-0484 Oi.
Fonte: José Carlos Dias dos Santos Filho