Mais do que nunca, os professores efetivos da rede municipal de ensino de Porto Seguro estão sentindo como são de fato valorizados pela atual administração. No dia 21/09, durante encontro com a classe, o prefeito Jânio Natal anunciou o índice de 10,3% de reajuste nos salários de todos os educadores efetivos, retroativos a janeiro e com pagamento vigente para setembro. “Com esse aumento, somados aos 10,6% que já havíamos concedido em maio, geramos um ganho real de mais de 24% para toda a categoria”, revela o prefeito.
A notícia foi comemorada com entusiasmo pela classe e os benefícios chegaram também para educadores contratados. “Já autorizei o pagamento de nível 1 aos novos 127 professores concursados, que estavam recebendo como ‘classe especial’, por equívoco da gestão anterior. E para os contratados, assegurei a permanência desses servidores em atividade nos meses de janeiro e fevereiro, para que não fiquem sem os seus salários nesse intervalo de ano letivo. Autorizei, ainda, para os contratados, a entrega de tablets para otimizar o trabalho”, anunciou o prefeito. Para a alegria geral.
A educação sempre foi uma prioridade do prefeito Jânio Natal, que aposta no ensino de qualidade como uma forma de abrir novas perspectivas para crianças e adolescentes, transformando as vidas e o futuro das famílias. “Todo esse esforço que estamos fazendo objetiva a valorização dos profissionais, para que os resultados cheguem às salas de aula, melhorando o Índice de Desenvolvimento da Educação em nosso município. Esse é o nosso maior desejo, fazer com que os professores, alunos e as famílias caminhem na mesma direção, com foco na evolução do aluno”.
Durante o encontro, a secretária de Educação, Dilza Reis apresentou o plano de trabalho, com as metas e ações desenvolvidas pelas equipes da Secretaria Municipal de Educação. Para finalizar, anunciou a construção de quatro novas escolas municipais, com 13 salas de aula cada, no bairro Frei Calixto, Trancoso, Caraíva, Vale Verde e de uma nova creche no Anel Viário.