Mais uma vez a Prefeitura de Porto Seguro realizou um mutirão para zerar a fila da demanda reprimida de cirurgias de cataratas.
Desta vez foram 200 procedimentos cirúrgicos, realizados na Clínica Oftalmológica CENOE nos dias 29/02 e 1º de março.
A partir de agora os pacientes que necessitam deste serviço não irão precisar se deslocar cerca de 200 quilômetros para realizar esse procedimento em Ilhéus.
Desde 2021, o objetivo é acelerar o atendimento da população que necessita realizar esse procedimento. Com a iniciativa, a prefeitura já realizou mais de 1.500 cirurgias e a meta agora é zerar a fila de espera já nos próximos meses.
“Uma das principais diretrizes da nossa gestão é viabilizar o acesso da população aos procedimentos de saúde dentro de Porto Seguro, evitando a necessidade de deslocamento dos pacientes para outras cidades. Um dos exemplos é a cirurgia de catarata, que passou a ser realizada na Clínica Oftalmológica Cenoe do município.”, ressalta o vice-prefeito e secretário de Saúde, Paulinho Toa Toa.
Os pacientes que necessitam realizar o procedimento, podem procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) da área de cobertura da sua residência para que através do médico de Saúde da Família seja encaminhado ao oftalmologista. Caso haja necessidade, o paciente poderá ser contemplado ainda nos próximos mutirões que serão realizados nos meses de abril e maio, conforme disponibilidade de vagas.
Fonte: Secom – Porto Seguro