Uma ação informativa realizada na Avenida 13 de Maio, nesta quarta-feira (13/set), marcou o início das atividades da campanha Setembro Amarelo em Itagimirim.
A iniciativa, que foi desenvolvida pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Saúde, contou com panfletagem para orientar motoristas sobre a importância da campanha de prevenção ao suicídio. A ação teve a participação de Agentes Comunitários de Saúde e também de uma psicóloga.
Ao longo do mês, as atividades continuam para promover o diálogo aberto sobre saúde mental e ampliar a rede de apoio a quem precisa desse tipo de suporte. A próxima mobilização acontece nesta quinta-feira (14/set), com o evento Saúde na Praça.
Números alarmantes
A campanha é de extrema importância e as ações devem continuar durante todo o ano, devido à grande quantidade de suicídios contabilizados anualmente em todo país. Segundo o levantamento do Anuário Brasileiro de Segurança Pública, do Fórum Brasileiro de Segurança Pública, divulgado em julho, o número suicídios no Brasil cresceu 11,8% em 2022 na comparação com 2021. O Em 2022, foram 16.262 registros, uma média de 44 por dia. Em 2021, foram 14.475 suicídios. Em termos proporcionais, o Brasil teve 8 suicídios por 100 mil habitantes em 2022, contra 7,2 em 2021.
Fonte: Depcom/Itagimirim