Foto: Prefeitura demite cerca de 100 funcionários
Sob a alegação de que existe a necessidade de fazer ajuste nas finanças do município de Itagimirim, localizado no extremo sul da Bahia, o prefeito Rogério Andrade determinou que fossem exonerados cerca de 100 servidores municipais que exercem cargos de confiança e nomeados.
As demissões abrangem servidores das secretarias de Administração, Finanças, Educação, Ação Social, Saúde Desenvolvimento Sustentável, Governo, Cultura, Agricultura, Esporte e Lazer. O decreto foi publicado no dia 31 de maio, e pegou muitos servidores de surpresa. No ano de 2015, mais de 200 servidores também perderam seus cargos.
Segundo o secretário de Finanças do município, no momento, os índices ultrapassam em muito, o que determina a Lei de Responsabilidade Fiscal. Esse fato exigia decisões urgentes.
Por outro lado, em um momento grave de crise nacional e regional, perder o emprego é muito ruim, principalmente para os pais de famílias. O desemprego ronda os municípios de pequeno porte. Não existem fábricas e nem outros setores de produção. A carga recai sobre as prefeituras. O Tribunal de Contas não quer saber se as cidades estão à beira de um colapso. Os gestores pagam caro com a rejeição de suas contas públicas.