Em uma iniciativa idealizada pela Secretaria Municipal de Assistência Social, em parceria com as pastas da Saúde e Esporte, a Prefeitura de Eunápolis realizou um evento abrangente nesta terça-feira (29), voltado para a população em situação de rua. O Parque Ecológico Gravatá se transformou em um cenário de informação, entretenimento e lazer, proporcionando um dia de cuidados e atividades dedicadas a esse público vulnerável, já que neste mês foi comemorado o Dia Nacional da Luta da População em Situação de Rua.
O evento, cuidadosamente planejado para abordar diversas necessidades, reuniu profissionais e recursos em uma atmosfera acolhedora e receptiva. A importância da saúde, tanto física quanto emocional, esteve em destaque por meio de palestras ministradas por profissionais da área da saúde, com apoio de uma faculdade particular de medicina. Também foram disponibilizadas vacinas, testes rápidos para a detecção de Infecções Sexualmente Transmissíveis (ISTs) e aferição de glicemia e pressão arterial.
Aqueles que estiveram presentes ainda puderam desfrutar de café da manhã e almoço, demonstrando a preocupação com o bem-estar nutricional dos participantes. Além disso, serviços de cuidados pessoais, como cortes de cabelo e distribuição de roupas, estavam disponíveis para proporcionar não apenas aparência, mas também autoestima. Itens essenciais de higiene, como escovas de dentes e creme dental, também foram distribuídos.
O público também pôde se cadastrar ou acompanhar a situação cadastral no CadÚnico para conquistar/manter os benefícios de programas sociais.
A secretária de Assistência Social, Erinéia Torres, enfatizou a importância do envolvimento das secretarias para abordar questões sociais de maneira eficaz. “Nosso objetivo é oferecer não apenas serviços, mas também apoio e compreensão. Queremos mostrar que a sociedade se importa e está aqui para ajudar, como direciona a prefeita Cordélia Torres”.
Ascom – Prefeitura de Eunápolis (BA)