O prefeito de Eunápolis, Robério Oliveira, determinou a reabertura imediata de mais nove Unidades Básicas de Saúde que estavam fechadas há cerca de 90 dias. A ampliação do atendimento aos usuários do SUS passa a valer a partir de 1º de fevereiro. Por falta de condições físicas, somente as UBS dos Bairros Alecrim 2, Cajueiro e Sapucaeira permanecem fechadas e em reforma.
Para garantir a reabertura de mais nove postos de saúde e de seis salas de vacinação, inclusive na zona rural, a secretaria de saúde do município vai realizar a contratação temporária de emergência de médicos, enfermeiros, técnicos em enfermagem e outros profissionais da área, além de fazer remanejamentos para melhor atender à população.
Aspectos da reunião com médicos
Nesta quarta-feira [25 de janeiro], a secretária Stela Souza reuniu-se com médicos, que já atuam na atenção básica, e mais 15 profissionais do programa Mais Médicos [12 cubanos e três brasileiros] para explicar a nova proposta da atenção básica no município que é “promover o acolhimento integral e articular as ações das UBS com os atendimentos da média e alta complexidade [Policlínica, Samu, Hospital Regional e Tratamento Fora do Domicílio]”.
Stela Souza, secretária de Saúde
“Nós gestores precisamos da ajuda de vocês, juntamente com os demais profissionais, para que as equipes de Saúde da Família atuem identificando as necessidades da comunidade (fatores de risco, vulnerabilidades), para agir de forma mais precoce na relação saúde-doença tentando transformar a cultura da ‘cura’ pela ‘prevenção’”. Disse ela, durante o encontro.
Também participaram da reunião o supervisor de uma das equipes do Programa Mais Médicos, em Salvador, dr. Ricardo de Gouveia Costa, e a Superintendente da Atenção Básica em Eunápolis, Liziane Bonfim. Segundo Liziane, “a prefeitura está tomando as medidas necessárias para equilibrar essa situação de forma emergencial e assim começar a resolver definitivamente os problemas do fluxo na atenção básica”.
Ricardo de Gouveia, supervisor de uma das equipes do “Mais Médico” em Salvador
Liziane Bonfim, superintendente da Atenção Básica
UNIDADES SERÃO REABERTAS
A partir do próximo dia 1º de fevereiro todas as Unidades Básicas de Saúde de Eunápolis estarão atendendo à população [exceto Alecrim 2, Cajueiro e Sapucaeira]. A secretaria também vai reabrir as salas de vacina da Urbis I, Minas Gerais e Centro. E na zona rural vão reabrir as salas da Colônia, Projeto Maravilha [Roça do Povo, Projeto Produzir, Assentamento Doroti e 25 anos], e de Gabiarra que também atende ao distrito de Mundo Novo.
Fonte: Ascom.Saúde
Fotos – Ascom.Saúde