A Prefeitura de Porto Seguro, o Governo do Estado da Bahia e o Conselho Municipal dos Direitos da Pessoa com Deficiência (COMPED), realizaram a 5ª Conferência Territorial dos Direitos da Pessoa com Deficiência,na sexta-feira, 4/8. O evento aconteceu no auditório da Escola Valdívio Costa e teve como tema “Paisagem Atual e Futura na Implementação dos Direitos da Pessoa com Deficiência: Construindo um Brasil Mais Inclusivo”.
A conferência proporcionou um espaço de escuta ativa, fomentando a partilha de experiências, desafios e reivindicações. Atuou como plataforma para o desenvolvimento coletivo de propostas voltadas para o aprimoramento das políticas de inclusão e acessibilidade em Porto Seguro.
O vice-prefeito, secretário de Turismo e secretário de Saúde, Paulinho Toa Toa, comentou que “a conferência oferece uma oportunidade única para a comunidade discutir e propor ações que fortaleçam as políticas públicas relativas aos direitos das pessoas com deficiência. Nosso foco é garantir igualdade de acesso a serviços médicos e cuidados especializados, atendendo às necessidades individuais com uma abordagem humanizada”.
A secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, afirmou: “Temos uma gestão comprometida com a promoção da igualdade de oportunidades. Lutamos por um Brasil mais inclusivo, trabalhando pela melhoria da qualidade de vida das pessoas com deficiência e combatendo o preconceito”.
A conferência contou com a participação de personalidades como Bianca Pitanga da Secretaria Estadual de Justiça e Direitos Humanos da Bahia, Vice-Prefeito Paulinho Toa Toa, Secretário de Turismo e Secretário de Saúde, Lívia Bittencourt da Secretaria Municipal de Assistência Social, Dilmo Santiago representando o Poder Legislativo municipal, presidente do COMPED, representantes do COEDE/Bahia, membros da sociedade civil e beneficiários das políticas de assistência social do município.
Fonte: Secom – Porto Seguro