Número foi levantado pela Neoenergia Coelba e são referentes aos meses de janeiro a agosto
Em 2024, a Neoenergia Coelba registrou cerca de 221 ocorrências por conta de brincadeiras com pipas na Bahia. No total, mais de 83 mil pessoas tiveram a energia suspensa temporariamente devido a danos causados na fiação elétrica.
Em levantamento realizado pelo órgão referentes aos meses de janeiro a agosto, os municípios que mais registram ocorrências foram Feira de Santana, Barreiras, Jacobina, Bom Jesus da Lapa e Juazeiro.
O principal risco de realizar a brincadeira próximo da rede elétrica é o de acidente. Quando a pipa atinge os equipamentos do sistema elétrico, pode haver danos aos fios, rompê-los ou comprometer o isolamento dos cabos. Com isso, aumentam as possibilidades de choque elétrico. O perigo pode aumentar ainda mais de acordo com os materiais usados na confecção das pipas e rabiolas, que podem ser metálicos e condutores de eletricidade.
Confira dicas de como brincar com segurança:
– Nunca use fios metálicos nem papel laminado para confeccionar a pipa, pois eles funcionam como condutores de energia e podem causar choques fatais.
– Se a pipa ficar presa nos fios elétricos, nunca tente retirá-la; nesse caso, acione a distribuidora de energia através dos canais de emergência: Central de Atendimento gratuita: 116 | WhatsApp: (71) 3370-6350.
– Não use cerol. Além do risco de ferir ou até matar, o cerol pode danificar os fios.
– Não solte pipas em dias de chuva ou vento muito forte. Em caso de relâmpagos, recolha a pipa imediatamente
Fonte: aratuon.com.br