Conforme o TSE, até o momento, apenas 4,3% (6.319.161) do eleitorado baixou o aplicativo
Utilizar o título de eleitor impresso não será obrigatório para aqueles eleitores que tiverem o documento baixado no celular por um aplicativo. O e-título traz todas as informações do eleitor, como situação com a Justiça Eleitoral, local de votação e pode ainda substituir o documento com foto, para aquele que já realizou o recadastramento biométrico.
Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o aplicativo já poderá ser utilizado nas eleições do próximo domingo (07) e está disponível para celulares e tablets com os sistemas operacionais Android e iOS.
O eleitor que já realizou a biometria pode utilizar apenas o e-título, que já virá acompanhada da foto, no entanto, caso ele ainda não tenha realizado o procedimento, deverá levar um documento oficial com foto para se identificar durante a votação. O título de eleitor impresso não perdeu a validade, no entanto, ele deve ser utilizado mediante apresentação de algum documento, a exemplo do RG ou da carteira de motorista.
Como utilizar
Para baixar o aplicativo, o eleitor precisa pesquisar o e-título na loja do sistema operacional do celular (Apple Store ou Play Store) e inserir os dados pessoais da mesma forma como estão registrados no Cadastro Eleitoral. Caso alguma informação inserida não seja igual à registrada, o sistema não irá validar o cadastro.
Além de utilizado nas eleições, o e-título também permite que o eleitor emita certidão de quitação eleitoral e de crimes eleitorais. Para retirar essas certidões, o sistema irá emitir um QR Code, que vai possibilitar a leitura pelo próprio celular.
Conforme o TSE, até o momento, apenas 4,3% (6.319.161) do eleitorado baixou o aplicativo.
Fonte: http://varelanoticias.com.br