Alguns motoristas acabam exagerando na hora de encher os pneus
Calibrar os pneus é algo essencial para manter nosso veículo em dia com sua manutenção e evitar acidentes de trânsito. Entretanto, é comum que, durante esse processo, alguns motoristas acabem se distraindo e adicionando muito ar a esses itens. Em outros casos, só não sabem qual é a quantidade ideal e acabam ultrapassando o recomendado.
Infelizmente, esse hábito pode ser bastante prejudicial para o veículo e até para você. Confira abaixo o que acontece se calibrar demais os pneus.
Os problemas que acontecem ao calibrar demais os pneus
Em geral, o maior problema relacionado a pneus inflados de forma excessiva tem a ver com a sua segurança. Quando eles estão muito cheios, o risco de estourarem por conta da pressão é muito maior, o que pode causar acidentes de trânsito muito sérios.
Afinal, você pode perder o controle do veículo e não conseguir frear com total controle. Inclusive, é bem provável que o sistema de freio freio antiblocante (ABS) do seu carro seja projetado para funcionar apenas com os pneus cheios.
Ademais, quando você calibra demais os pneus, eles também se tornam muito vulneráveis a qualquer dano. Nesse caso, qualquer pedra, buraco ou meio-fio pode danificá-los de maneira considerável, além de tornar sua viagem mais desconfortável. Isso porque você passa a sentir muito mais os solavancos.
Portanto, além de comprometer a segurança no trânsito, é um hábito que pode se tornar muito custoso. Afinal, os pneus acabam se desgastando até 3 vezes mais rápido que o normal, visto que podem ser distorcidos com o excesso de pressão.
Como consertar pneus calibrados demais
Caso tenha errado e calibrado demais o seu pneu, não se preocupe! É possível reverter a situação de forma bem simples. Para começar, escolha um momento em que os pneus não estejam quentes e o carro esteja parado por algumas horas. Assim você diminuirá a influência da temperatura na pressão verificada no pneu.
Assim, gire a tampa da válvula de ar e localize um pequeno bico. Depois, utilize alguma ferramenta, como uma chave de fenda para pressionar o pino com firmeza, que deverá liberar o ar do pneu.
Para fazer esse processo com mais precisão, você pode ir algum posto de combustível e usar as bombas de ar. Nesse caso, basta ajustar a pressão desejada na máquina (mais informações: Calibração do pneu: Como devo fazer e qual a pressão correta?) e, caso a pressão do seu pneu esteja superior à programada, o excesso de ar será retirado.
Fonte: rotasdeviagem.com.br