Nesta sexta-feira, 3, o servidor Marcos de Jesus Pereira tomou posse como o novo Comandante da Guarda Municipal de Porto Seguro, após a realização de eleições diretas nas quais recebeu 67 votos. Como subcomandante, Marcos Maciel Lima Araújo recebeu 33 votos e também foi empossado na função.
A cerimônia foi realizada na Câmara de Vereadores e contou com a participação do prefeito, Jânio Natal; presidente da Câmara, vereador Dilmo Santiago; secretário da Casa Civil, Josemar Siquara; secretário de Segurança, Concessões e Vias Públicas, coronel Valter Serpa, além de secretários municipais, vereadores, servidores e toda a equipe da GCM.
Essa foi a primeira vez que a Guarda Civil Municipal de Porto Seguro teve eleições democráticas para escolha do comando. No total, 89 servidores participaram da votação e houve apenas 4 votos nulos. Através de um edital, todos os funcionários da GCM aptos a votar foram informados da realização do pleito.
Segundo o secretário municipal da Casa Civil, Josemar Siquara, o setor agora passa a ser de responsabilidade da sua pasta. “Estamos implantando algumas mudanças e a eleição direta era um antigo pedido da equipe da Guarda, que agora teve a chance escolher seus novos comandantes”, explicou, completando que um concurso público será aberto para o preenchimento de novas 150 vagas na área, além de citar outras conquistas, como o Estatuto da Guarda, Código de Ética e Plano de Carreira da categoria.
O prefeito Jânio Natal destacou a importância do trabalho prestado pelos guardas. “Orientei que se fizesse tudo o que é possível pela Guarda Municipal, pois é uma atividade que contribui demais com o ordenamento e proteção da nossa cidade. Parabenizo a todos pela conquista e saibam que têm todo meu apreço, respeito e carinho pelo grande trabalho que vêm prestando a nossa população”, completou.
Fonte: Secom – Porto Seguro