Voltado para atender pacientes na faixa etária de 15 a 64 anos, Eunápolis vai receber, este mês de abril, o Mutirão de Cirurgias Eletivas. O anúncio foi feito por Robério Oliveira, nesta sexta-feira (31/03). Em parceria com o governo do estado o mutirão prevê a realização de cirurgias de hérnias (umbilical, inguinal e epigástrica), histerectomia (útero) e colecistectomia (vesícula).
Atendendo ao pedido do prefeito, o governo do estado designou duas unidades móveis equipadas e com técnicos especializados para realizar os exames pré-operatórios como: eletrocardiograma, raio X de tórax e ultrassonografia. Esses exames serão realizados no dia 19 de abril. As duas carretas ficarão estacionadas na Praça Eunápolis Peltier de Queiroz (conhecida como Praça da Bandeira).
O paciente deve ir até o local de atendimento com RG, cartão do SUS e exames laboratoriais atuais.
Já os exames laboratoriais e preventivos para mulheres que realizarão a histerectomia serão feitos pelos municípios beneficiados. No caso de Eunápolis será nas Unidades Básicas de Saúde da Família.
PROCEDIMENTOS
As cirurgias eletivas começam a ser feitas no dia 23 de abril, no Hospital Deputado Luiz Eduardo Magalhães, em Porto Seguro. A secretária municipal de Saúde, Stela Souza, avisa que a Prefeitura de Eunápolis será responsável por garantir o acesso dos pacientes ao município de Porto Seguro.
De acordo com a secretária, “o objetivo do governo do estado é auxiliar os municípios na redução da fila de espera de cirurgias eletivas, atendendo aos pacientes com agilidade e cuidado.”
Stela Souza ainda destaca que no momento da alta hospitalar, além das orientações, os pacientes saem com todos os medicamentos para garantir a segurança da cirurgia.
COMO SE CADASTRAR
O cadastramento dos pacientes é feito nas Unidades Básicas de Saúde ou na Central de Regulação, na Rua Arquimedes Martins, no Centauro (no local onde se faz o Cartão SUS) das 8h às 12h e das 14h às 16:30h até o dia 07 de abril.
Fotos: Secom/Bahia