A Prefeitura de Porto Seguro realizou, nesta quinta-feira, 22, um mutirão de prevenção na comunidade de Mangabeira.
A ação busca combater os possíveis focos do mosquito Aedes aegypti e evitar a propagação da doença na cidade.
Mais de 100 agentes comunitários visitaram os imóveis, levando orientações para a população a respeito das medidas de prevenção e ações para a destruição de possíveis criadouros dos mosquitos, transmissores da Zika, Dengue e Chikungunya.
Estamos em um período sazonal, época mais propícia para a reprodução dos mosquitos, a população deve ficar atenta ao que pode provocar a reprodução massiva do inseto.
São caixas d’água que devem estar vedadas com tela, pneus e garrafas não utilizados devem estar armazenados longe de local onde possa cair água da chuva, e diversas tarefas simples que podem bloquear a reprodução.
A população pode contribuir mantendo em dia a limpeza de calhas, as lixeiras bem tampadas, deixando as garrafas sempre viradas com a boca para baixo, tampar tonéis e caixas d’água, mantendo a limpeza de ralos, não deixando água acumulada e parada em nenhuma ocasião, além de encher os pratos de plantas com areia.
A Prefeitura está fazendo a sua parte e, com a participação da população, vamos vencer esta luta contra a dengue.
AGENTES DE SAÚDE PRONTOS PARA A GUERRA CONTRA OS MOSQUITOS DA DENGUE
Um verdadeiro exército de combate ao mosquito Aedes aegypti transmissor da Dengue, Zika e Chikungunya, está trabalhando com ações de conscientização, fortalecendo a prevenção e combate aos focos no município.
A Prefeitura de Porto Seguro, por meio da Secretaria de Saúde, segue empenhada nas ações preventivas de combate à dengue que acontece o ano inteiro, inclusive no verão, os focos são identificados pelos agentes de endemias nas visitas domiciliares onde estão localizados o maior número dos criadouros do mosquito. Vale reforçar que a população tem papel importante no combate à dengue, recebendo os agentes comunitários e de endemias.
Além disso, a operação faxinaço, uma ação integrada com a secretaria de serviços públicos que realiza um mutirão de limpeza com foco especial no controle de endemias, oferecendo melhores resultados, ensinando a fazer o correto descarte dos materiais que estão em desuso, objetos inúteis nos quintais e varandas, que acabam acumulando água, se configurando como criadouros de mosquitos.
A negligência de uma pessoa pode afetar todas as que estão ao redor. É preciso que o pensamento seja coletivo, com poucos passos de cada um, é possível avançar muito na eliminação dos criadouros do Aedes aegypti.
Não seja vítima do mosquito transmissor da dengue, você tem um papel fundamental nessa guerra!
Fonte: Secom – Porto Seguro