A presidente afastada Dilma Rousseff e o ex-presidente Lula foram convidados para participar do Cerimônia de Abertura dos Jogos Olímpicos, confirmou nesta quinta-feira o ministro do Esporte, Leonardo Picciani, em teleconferência com jornalistas estrangeiros.
De acordo com o titular da pasta, Dilma terá um “espaço exclusivo” na tribuna de honra no estádio do Maracanã, em 5 de agosto, quando acontecerá o ato inaugural do evento poliesportivo.
Picciani ainda explicou que Lula foi convidado, assim como todos os ex-presidentes do país ainda vivos, no caso, Fernando Henrique Cardoso, Fernando Collor e José Sarney.
O ministro, que era líder do governo na Câmara dos Deputados nos meses que antecederam o afastamento da presidente, destacou que os Jogos Olímpicos foram um “esforço de todo o Brasil”, incluindo Dilma, Lula e os governantes da cidade e estado do Rio de Janeiro.
Na semana passada, Dilma afirmou que se sentia a “mãe” dos Jogos, e que Lula é o “pai”, pois se encarregaram de “todas as conversas, preparativos e obras”.