Atriz criticou governo federal pelo descaso e os governos estaduais e municipais pela ‘falta de preparo e estrutura’.
A atriz Bruna Marquezine cobrou o governo nesta segunda-feira, 21, por medidas mais efetivas no combate ao avanço de manchas de petróleo no litoral do nordeste brasileiro.
Ela usou o Instagram para falar sobre a gravidade do problema e dizer que o país pode levar décadas para se recuperar dessa situação. “Precisamos exigir que as autoridades tomem atitudes urgentes.
O governo e os órgãos competentes, assim como instituições especializadas, que dispõe de capital humano e da tecnologia de ponta, dos equipamentos técnicos e do conhecimento necessário, precisam atuar imediatamente para conter o avanço do petróleo e tomar toda e qualquer providência para minimizar os dados causados ao nosso ecossistema, já que não é possível reverter totalmente os impactos do derramamento”, escreveu a atriz.
Ela também agradeceu à população do Nordeste pelo trabalho voluntário em tentar recuperar as mais de 300 praias na região atingidas pelo óleo. A atriz reforçou críticas ao governo federal pelo descaso e os governos estaduais e municipais pela “falta de preparo e estrutura”.
Marquezine não é a primeira celebridade a reclamar do problema nas redes sociais. O tom geral é de críticas à atuação do governo federal no episódio, mas de elogio aos voluntários que estão ajudando na limpeza.
Entre as personalidades que se manifestaram estão a atriz Sonia Braga, a apresentadora Bela Gil, o youtuber e humorista Whindersson Nunes.
“A maior barreira de corais do mundo quase foi melada de óleo. A população que vive da pesca e do turismo fazendo de tudo pra limpar o lugar de onde vem o sustento. Tartaruga, golfinhos e peixes morrendo nessa bosta de óleo.
Ninguém sabe de onde vem, ninguém sabe quem foi, ninguém sabe de nada, ninguém nunca sabe de porra nenhuma”, escreveu Whindersson Nunes, que é do Piauí. Ele pede ajuda com luvas e botas para as pessoas que estão ajudando a limpar as praisa. “O Nordeste sempre foi receptivo e carinhoso com todos, precisamos das praias limpas pra receber vocês”, disse.
O deputado federal Túlio Gadêlha, que é de Pernambuco, também criticou o governo. “É inacreditável. Não existe ação do governo federal para conter o óleo nas praias do Nordeste. A grande mobilização vem do povo nordestino, das pessoas que se juntaram, arregaçaram as mangas e decidiram agir.
Os estados e municípios estão sozinhos, se desdobrando, se unindo aos voluntários para tentar conter os danos ambientais causados. Enquanto isso, o Ministério do Meio Ambiente está mais preocupado em politizar a questão do que fazer alguma coisa. É isso que o Nordeste representa para o governo Bolsonaro”, escreveu.
A apresentadora Bela Gil, que é baiana, também elogia o Nordeste pela reação. “Me admira e me orgulha o povo nordestino, ao mesmo tempo que me machuca e me envergonha o governo federal!!! Sem ajuda do governo, a população vai às praias limpar o piche com as próprias mãos” postou.
A atriz Sônia Braga postou um vídeo de uma tartaruga impregnada de óleo sendo resgatada na praia de Maragogi, em Alagoas, e lembrou do grande número de animais afetados pelo desastre ambiental. Em vídeo postado pela produtora Paula Lavigne, a atriz pede providências ao governo. “Não é apenas muito grave, mas urgente”, afirma Sônia Braga, que completa: “E que identifiquem a origem e os culpados por esse crime ambiental”.
Fonte: https://namidianews.com.br/