A Prefeitura de Porto Seguro deu a largada para mais uma etapa do PAA (Programa de Aquisição de Alimentos). Participaram do lançamento, realizado dia 20/02, o vice-prefeito Paulinho Tôa Tôa, representando o prefeito Jânio Natal; os secretários de Agricultura, Eriosvaldo Renovato e Assistência Social, Lívia Bittencourt, além de agricultores, lideranças e servidores do município.
Resultado de uma parceria entre a Prefeitura de Porto Seguro – por meio das secretarias de Agricultura e Assistência Social – o programa prevê a compra de alimentos produzidos pela agricultura familiar, e a distribuição para entidades comunitárias. Para 2024, a estimativa é que mais de 600 famílias, de agricultores e pessoas em situação de vulnerabilidade sociais sejam beneficiadas pelo PAA. No dia do lançamento já foi realizada uma compra de 12.104 K/g de alimentos, totalizand0 R$ 78. 424, 76.
De acordo com o secretário de Agricultura, Eriosvaldo Renovato, este ano serão investidos R$ 410 mil na compra de produtos cultivados em pequenas propriedades do município. “Em contrapartida, o prefeito Jânio Natal foi sensível a nossa proposta e criou o PAA municipal, que já foi aprovado pela Câmara e sancionado pelo Executivo”. Segundo o secretário, “a ideia é aumentar o volume de recursos e garantir a continuidade do programa durante todo o ano”.
Renovato salientou a importância do PAA, aumentando significativamente a renda das famílias dos pequenos agricultores, que em alguns casos passavam por situação de necessidade. “É um estímulo muito importante para o homem do campo e suas famílias, que com essa renda conseguem reformar suas casas, investir em insumos e adquirir novos equipamentos para a produção”, resume o secretário.
Para a secretária de Assistência Social, Lívia Bittencourt, “o PAA vem sempre para fortalecer nossa agricultura familiar e garantir a segurança alimentar, colocando mais comida na mesa de quem mais precisa. Vamos continuar empenhados para ampliar este programa maravilhoso”, adianta a secretária. Através da Secretaria de Assistência Social é feito o cadastramento e a distribuição dos alimentos para as entidades beneficiadas.
Fonte: Secom – Porto Seguro