Na noite de quinta-feira, 13, a pré-candidata Cordélia Torres realizou uma live com o tema: Agentes de Saúde e Endemias. Ela aproveitou a ocasião para ressaltar o perigo que esses trabalhadores correm e a falta de assistência do poder público.
“Não se pode falar de saúde sem falar dos nossos agentes. Uma gestão compartilhada é saber o que o agente está passando, o que ele está precisando”, destacou Cordélia que ainda garantiu que em seu governo o Agente de Saúde e o Agente de Combate a Endemias terá voz e vez.
“Sei da insalubridade, da baixa remuneração, dos riscos que os agentes passam. Eles precisam se sentir honrados, motivados a trabalhar”, enfatizou a pré-candidata a prefeita.
A live contou também com a participação de agentes que denunciaram a falta de amparo que sofrem. Valter Guimarães, Agente de Saúde, afirmou que não há nenhum acesso preferencial para a classe nos hospitais ou postos de saúde. “Nós não buscamos a exclusividade, nós buscamos a prioridade porque pra cuidar a gente precisa estar bem. O Agente Comunitário de Saúde e de Combate a Endemias não tem a assistência que deveria ter”, declarou.
Um dos espectadores ainda destacou uma situação preocupante: “Os Agentes de Saúde estão na linha de frente da atenção básica. Não testar esses profissionais é levar um grande risco à vida deles e da comunidade”, afirmou Walas Torres.
Cordélia ainda garantiu que a média de 285 agentes que temos hoje em Eunápolis ainda é muito pouco levando em consideração a população de aproximadamente 115 mil habitantes. “O ideal seria termos 400 agentes para que eles possam dar conta”, concluiu.
Com essa live a Cordélia mostra o respeito e preocupação que tem pela classe, diferente da atual gestão que ignora esses trabalhadores tão importantes para o município.
Fonte: Ascom Cordélia / Futucandonoticias.com/