O policial federal Newton Ishii, conhecido como ‘Japonês da Federal’ foi preso nesta terça-feira (7/6), em Curitiba. A ordem foi expedida pela Vara de Execução Penal Justiça Federal de Foz do Iguaçu.
Segundo Oswaldo de Mello Junior, advogado do agente, Ishii foi condenado a quatro anos e dois meses, em 2003, devido aos resultados da Operação Sucuri, que descobriu envolvimento de agentes na entrada de contrabando no país.
De acordo com as investigações, eles facilitavam a entrada da mercadoria contrabandeada pela fronteira com o Paraguai, em Foz do Iguaçu, no oeste do Paraná. O agente está detido na Superintendência da Polícia Federal da capital paranaense.
“O Superior Tribunal de Justiça (STJ) denegou um recurso que nós tínhamos recorrido na semana passada sobre a condenação em Foz. Ao saber da expedição do mandado de prisão, meu cliente foi avisado e imediatamente se apresentou em Curitiba”, disse o advogado.
Ishii ficou conhecido durante a Operação Lava Jato por aparecer ao lado dos empreiteiros, operadores financeiros, políticos e funcionários públicos que eram presos.