Os números comprovam que a Saúde de Itagimirim segue avançando. É o que mostra a avaliação do terceiro quadrimestre de 2022 do programa Previne Brasil, em que o município ficou em primeiro lugar na região quando o assunto é Atenção Primária à Saúde.
Com uma nota de 8,86, contra 5.32 no quadrimestre anterior, Itagimirim saltou da sexta para a primeira posição entre as oito cidades que compõe a região da Costa do Descobrimento.
Esse resultado positivo só foi possível com os investimentos realizados pelo Governo de Itagimirim, por meio da Secretaria de Saúde, e com a dedicação das equipes da Saúde da Família. A informatização do setor, por exemplo, otimizou o trabalho dos profissionais e tornou os processos mais eficientes.
Além desse, vários outros investimentos têm sido realizados desde o início da gestão do prefeito Luizinho (PODE) e estão trazendo diversas melhorias para a Saúde do município.
“Os avanços são visíveis em todas as áreas da Saúde de Itagimirim. O resultado positivo na Atenção Primária vem para comprovar que nosso trabalho vem sendo muito bem feito. Modernizamos o setor, implantando tecnologia nunca antes vista no município, para tornar os atendimentos mais eficientes. Aliado a isso, contamos com a dedicação e o empenho da equipe de profissionais da Secretaria de Saúde, que merece todo nosso agradecimento e reconhecimento por estar nos ajudando a fazer uma nova história em nossa cidade”, ressaltou o prefeito Luizinho.
Previne Brasil
O Previne Brasil é o novo modelo de financiamento da Atenção Primária à Saúde (APS), que começou a ser implementado em 2020. A cada quatro meses, o programa avalia o desempenho dos municípios na APS com base em sete indicadores.
Os resultados dessa avaliação influenciam os valores que são repassados aos municípios pelo Ministério da Saúde.
Depcom/Itagimirim