A sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente de Itagimirim recebeu dezenas de produtores rurais para uma ação de emissão e regularização do Cadastro Nacional da Agricultura Familiar (CAF), nos dias 13 e 14 de junho.
Esse trabalho foi feito por técnicos do Serviço Territorial de Apoio à Agricultura Familiar (SETAF), que, além da emissão dos documentos, também prestaram diversos esclarecimentos e informações sobre o CAF, nova ferramenta instituída pelo Governo Federal, em substituição à antiga Declaração de Aptidão ao PRONAF (DAP).
A ação é fruto de uma parceria entre a Prefeitura de Itagimirim e a Superintendência Baiana de Assistência Técnica e Extensão Rural (Bahiater), por meio do SETAF.
De acordo com o secretário municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Reinaldo Queiroz, o município tem buscado viabilizar ações e parcerias com os produtores rurais e associações para promover o desenvolvimento constante da agricultura local, com foco na geração de renda para dezenas de famílias.
CAF
O CAF é o instrumento criado para identificar e qualificar as pessoas têm direito aos benefícios da Política Nacional da Agricultura Familiar. Com o cadastro, os produtores rurais podem ter acesso aos projetos de financiamento e fortalecimento da agricultura familiar.
Fonte: Depcom/Itagimirim