Á irmã Terezinha Biasi, presidente da creche Associação Casa de Recuperação Nutricional SOS Vida, estabelecida na avenida Paulo Afonso, nº 500, bairro Juca Rosa, em Eunápolis. Fomos recebidos pela freira e pela vice-presidente da entidade, Maria da Glória Simões Viana.
A SOS Vida completa 23 anos de existência em outubro próximo contando o período em que essa religiosa católica vem atuando em defesa da vida de crianças vítimas da fome e da miséria que, de maneira oculta e silenciosa, sempre existiu em Eunápolis. Mas, o prédio sede da creche foi construído no final de 1998 e inaugurado em 1999, segundo a irmã Terezinha. No momento esse espaço solidário cuida de 32 crianças oriundas de lares muito pobres.
A irmã Terezinha Biasi, é natural de Santa Cecília do Sul, estado do Rio Grande do Sul. Há 40 anos essa serva do Senhor está na Bahia e antes de chegar a Eunápolis atuou nas cidades de Caravelas e Teixeira de Freitas sempre na missão de amenizar o sofrimento advindo da fome que sempre vitimou crianças nessas cidades do extremo sul. Em Eunápolis há muitos anos dedica-se a esse trabalho voluntário e aqui, segundo ela, os estragos e a dimensão da fome gerada pela miséria e exclusão social “sempre foram maiores”, enfatiza. A verdade é que desde a época de Alcides Lacerda e Arnaldo Guerrieri, esta nobre e distinta cristã está diretamente envolvida em suas atividades assistenciais voltada para a infância desnutrida.
Um pouco da história da SOS Vida: chegava-se ao final da década de 1990 quando o religioso católico monsenhor Jorge, da Ilha de Malta, em visita a Eunápolis foi recebido pelo bispo Dom José Edson. Na oportunidade a autoridade eclesiástica fez ciente ao solidário visitante a obra empreendida pela irmã Terezinha. Na visita o monsenhor ficou espantado com a total carência de espaço e estrutura adequados para esse ministério da nossa freira. Prontificou-se a ajudar e levou fotos ao seu pequeno País, onde, pela providência divina veio ajuda abundante. O resto já sabemos.
Glória Simões, vice-presidente da Associação creche, afirmou que o empresariado da cidade sempre vem sendo solidário na causa abraçada pela SOS Vida, incluindo a Prefeitura. Ela conduziu a nossa reportagem a diversos espaços e aposentos espaçosos do prédio, ambientes bem arejados e iluminados, com bom mobiliário e conforto para a criançada assistida. A cozinha também tem amplo espaço e é bem estruturada. A higienização é total e as pessoas tem uma educação e receptividade só compatíveis com as igrejas. É bom testemunharmos que em uma cidade onde os dirigentes e os donos do capital sempre olharam apenas para o próprio umbigo (o eu), Deus levantou a grande líder gaúcha para essas ações solidárias em nossa terra, onde muita gente anônima vem contribuindo mensalmente com ajuda de alimentos e outros recursos.