Na tarde desta terça-feira, 07, a Prefeitura de Porto Seguro realizou uma entrega fundamental para a otimização dos serviços de inspeção sanitária no município. No total, 26 inspetores da Vigilância Sanitária receberam novos coletes de identificação, destacando a importância da segurança, valorização e do reconhecimento visual no cumprimento de suas responsabilidades.
Os coletes de identificação desempenham um papel importante ao assegurar que as equipes da Vigilância Sanitária sejam prontamente reconhecidas durante suas inspeções e fiscalizações em uma média de 300 estabelecimentos a cada mês.
A missão principal da Vigilância Sanitária é garantir a promoção da saúde da população por meio de ações que visam a eliminação, redução e prevenção de riscos à saúde relacionados ao meio ambiente, produção e circulação de bens, bem como na prestação de serviços essenciais.
O Secretário de Saúde, Paulinho Toa Toa, ressaltou a importância da identidade visual dos profissionais da Vigilância Sanitária: “A identidade visual do profissional da VISA não apenas confere distinção profissional, mas também fomenta um maior senso de pertencimento, reforçando a confiança na realização de suas atividades no campo”.
A Vigilância Sanitária trabalha na inspeção e fiscalização de uma ampla variedade de setores, abrangendo itens como água potável, alimentos, cosméticos, produtos de higiene e limpeza, medicamentos. Além disso, inclui a supervisão de supermercados, açougues, lanchonetes, restaurantes, hotéis, lojas, hospitais, clínicas, laboratórios, consultórios odontológicos, salões de beleza, serviços de estética e tatuagem, instalações de longa permanência, escolas, creches e outras entidades que impactam diretamente a saúde pública.
Fonte: Secom – Porto Seguro