Nesta quinta-feira (26), Ilhéus receberá o primeiro navio da Temporada de Cruzeiros 2023-24. O MSC Preziosa vai ancorar no Porto do Malhado trazendo a bordo cerca de quatro mil passageiros. A Prefeitura, por meio das secretarias de Turismo e Cultura, em parceria com o Governo do Estado, fará o receptivo dos navios cruzeiros que desembarcarão na cidade.
Nesta temporada, que tem encerramento previsto para abril de 2024, chegarão à Terra do Cacau 37 navios com um fluxo de aproximadamente 100 mil turistas e incremento de mais de R$ 10 milhões na economia local.
“A temporada movimenta toda a cadeia produtiva do nosso município. Estamos preparando uma série de ações para promover o destino Ilhéus, assegurar uma experiência única aos visitantes e melhores condições de vida ao nosso povo”, destacou o prefeito Mário Alexandre.
O segundo navio de cruzeiro a atracar em Ilhéus será o Costa Favolosa, previsto para o dia 24 de novembro. O Município tem desenvolvido um trabalho contínuo de melhoria da infraestrutura e mobilidade, além do fomento à atividade comercial e criação de empregos temporários. Conforme a Secretaria de Turismo, cada visitante gasta, em média, R$ 600 durante a passagem pela cidade.
O receptivo montado no Centro de Convenções inclui música, dança e um leque de manifestações culturais. Na última sexta-feira (20), a Secretaria de Cultura (Secult) promoveu reunião com representantes da economia criativa e do artesanato, a fim de alinhar as ações voltadas à temporada de navios. O Sebrae participa da iniciativa, dando apoio ao setor chocolateiro da cidade, que também vai poder expor os produtos.
As equipes da Secretaria de Saúde, Ordem Pública, Serviços Urbanos, Sutram, Guarda Civil Municipal e Polícia Militar darão todo suporte necessário no período.
Ilhéus é um dos destinos mais visitados da costa brasileira, sobretudo pelos romances famosos do saudoso escritor Jorge Amado, seu mais ilustre cidadão. Só no Centro Histórico, milhares de turistas conferem os principais pontos turísticos, apreciando a literatura, culinária e a diversidade cultural que a cidade oferece.
Fonte: ilheus24h.com.br/