Alunos das escolas da rede pública municipal de Guaratinga estão sem merenda desde o retorno das férias, no ultimo dia 11. Por conta disso, as instituições de ensino estão tendo que diminuir a carga horaria diária de aulas e liberando os alunos mais cedo.
A secretaria municipal de Educação, Cristiana Pereira, informou que a falta da merenda se deve ao fato de a empresa vencedora da licitação não ter conseguido entregar todos os produtos alimentícios, faltando itens essenciais como leite, carne, biscoito e outros.
Cristina disse ainda que o restante da remessa do pedido feito à empresa chegaria ainda na tarde de terça-feira e consequentemente seria distribuído às escolas para normalização da merenda aos alunos.
REPROVAÇÃO – O vice-presidente do CAE – Conselho da Merenda Escolar em Guaratinga, Estevão Silva, confirma que esta não é a primeira vez “que este transtorno acontece”. Segundo ele, por diversas vezes a merenda faltou para os alunos, em dias seguidos.
Estevão falou que por conta deste e de outros agravantes, o conselho enviou ao Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) relatório que reprovou as contas da Execução dos Recursos Financeiros referentes ao PNAE, do ano de 2015 e que agora cabe ao órgão federal analisar e manter ou não a decisão do CAE em Guaratinga.
Uma reunião entre os conselheiros do CAE, com a secretária de Educação, está marcada para acontecer na manhã desta quarta-feira (20), onde serão tratados os assuntos.