O Ministério da Cidadania destinou R$ 6,5 milhões para municípios que receberão imigrantes e refugiados venezuelanos. A portaria foi publicada nesta segunda-feira (12/7) no Diário Oficial da União. O repasse dos recursos federais para ações socioassistenciais acontecerá em parcela única, referente a seis meses de atendimento.
Por meio da Operação Acolhida, o Governo Federal atende os venezuelanos que chegam ao país pelas fronteiras de Roraima e Amazonas. A situação de vulnerabilidade desses imigrantes e refugiados foi agravada pela pandemia de Covid-19, por isso a necessidade de assegurar medidas de assistência emergencial, segundo o texto do DOU.
Parte da operação, a estratégia de interiorização leva voluntariamente refugiados e imigrantes dos estados do Norte para outras cidades no país, como forma de reduzir a pressão sobre comunidades locais que acolhem essas pessoas e proporcionar novas oportunidades aos cidadãos.
O Ministério da Cidadania, por intermédio da Secretaria Nacional de Assistência Social, dará assessoramento técnico aos estados e municípios nas atividades de planejamento e implementação das ações. Os municípios beneficiados pela portaria desta segunda-feira do Ministério da Cidadania receberão 2.730 pessoas.
Venâncio Aires e Nonoai (RS); Chapecó e Xaxim (SC); Maringá (PR); Montes Claros e Belo Horizonte (MG); Teresina (PI); Palmas (TO); Itabuna (BA); Garanhuns (PE); São José do Ribamar e São Luís (MA); Itaituba e Santarém (PA); e Santana (AP) foram os escolhidos.
Fonte: https://aratuon.com.br/