O Festival Dança em Trancoso, realizado de 15 a 17 de novembro, deixou um marco na promoção da arte e cultura na região de Porto Seguro. Com apoio da Prefeitura Municipal, por meio da Secretaria de Turismo e recursos do Fundetur, aprovados pelo Conselho Municipal de Desenvolvimento do Turismo (CMDT), o evento reuniu um público diversificado de moradores, turistas e entusiastas das manifestações artísticas. A programação trouxe apresentações de alto nível e promoveu a integração entre dança, música e as raízes culturais locais.
A abertura contou com uma apresentação do Béjart Ballet Lausanne, no Teatro L’Occitane, atraindo bailarinos e amantes da dança. Durante os dias seguintes, o público foi brindado com apresentações marcantes, incluindo espetáculos como o clássico Boléro e Bhakti III, além de performances do Balé Teatro Castro Alves (BTCA), que trouxe espetáculos como Você Sabia’ e ERÓ, ressaltando a diversidade cultural brasileira. Grupos locais, como o “AWÊ” da tribo Pataxó, também brilharam, destacando as influências indígenas e afro-brasileiras na dança.
O festival exaltou a arte e promoveu a interação entre o público e os artistas. Intervenções artísticas, apresentações circenses do Grupo Balangans e masterclass gratuita em parceria com o Béjart Ballet Lausanne enriqueceram ainda mais a experiência cultural. “O Festival Dança em Trancoso foi uma celebração da dança como linguagem universal, unindo culturas e promovendo um diálogo artístico que transcende fronteiras”, afirmou o secretário de Turismo, Guto Jones. A presença de renomados grupos de dança, como o Béjart Ballet Lausanne, direto da Suíça, e o BTCA, destacou a relevância do evento no cenário artístico.
Fonte: Secom – Porto Seguro