Orientação é da Organização Mundial da Saúde
A Prefeitura de Eunápolis, por meio da secretaria de Saúde, passará a seguir a recomendação da Organização Mundial de Saúde (OMS) para aplicação de apenas uma dose da vacina contra febre amarela. “Desde 2013, a OMS recomenda a aplicação da dose única. O Brasil, que continuava a dar duas doses, resolveu seguir o procedimento já aceito por vários outros países e fazer apenas uma dose”, explicou a secretária de Saúde, Stela Souza.
A técnica em imunização da Vigilância Epidemiológica, Ana Carolina Azevedo, disse que todas as salas de vacina da rede de Atenção Básica estão obedecendo ao novo esquema. “A partir de agora a orientação para vacina de febre amarela é a seguinte: acima de nove meses, o bebê poder tomar a vacina e não tem mais uma segunda dose. Para todas as demais faixas etárias, que nunca foram imunizadas, será aplicada apenas uma dose”. Explicou.
Quem tomou a vacina há mais de 10 anos também está protegido, ou seja, quem já recebeu uma dose está imunizado para toda a vida. “A vacina continua sendo a mesma, a mesma forma de produzir, a mesma quantidade”, acrescentou a enfermeira Ana Carolina, da secretaria de Saúde de Eunápolis.
ORIENTAÇÕES
Atenção, a secretaria de Saúde de Eunápolis orienta aos pais que tenham cuidado com os bebês com até seis meses de vida. “Nesta idade a vacina para febre amarela é contraindicada. De seis a nove meses, o bebê só pode ser vacinado em caso de epidemia ou viagem para área de risco. Mesmo assim, os pais devem seguir a orientação dos médicos”, disse Ana Carolina.
Por causar reações, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) não recomenda a vacina para pessoas com doenças como lúpus, câncer e HIV, que têm baixa imunidade, nem para quem tem mais de 60 anos, grávidas e alérgicos a gelatina e ovo.
Fonte: Por Ascom/Saúde