A Fazenda Trevo dos Búfalos, liderada pelo casal Roberto Botelho Cangussu e Geannini Ferri Cangussu, recebeu a medalha prata, no 3º Mundial do Queijo do Brasil, na categoria ‘Queijo de Búfala Massa Filada’, enquanto que o Pomerode Alimentos, venceu com o queijo Morro Azul, trazendo o principal título para o Brasil.
O evento é promovido pela SerTãoBras, em parceria com a Guilde Internationale des Fromagers, uma confraria de queijos da França, que alterna entre França e Brasil a cada ano. Em 2024, ocorreu em São Paulo, no Teatro B32, na Avenida Brigadeiro Faria Lima.
O concurso contou com diversas categorias, com dois mil queijos inscritos e cerca de 340 juízes avaliando. Dezoito produtores da Bahia também foram premiados, com o apoio do Sebrae, conquistando medalhas. Dos dois mil queijos expostos, foram produzidas 4 toneladas, doadas para entidades sociais do estado.
Os produtores participaram de solenidade no Palácio do Bandeirantes, com a presença do governador, Tarcísio de Freitas, acompanhado da pela primeira-dama e do secretário de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, Guilherme Piai. O produtor Roberto Botelho Cangussu destacou: “A entrega do prêmio foi feita por Débora Pereira da SerTãoBras e Roland Barthélemy da Guilde, que em 2022 visitaram a Fazenda Trevo dos Búfalos com a equipe do Sebrae, conhecendo de perto nosso trabalho e nos dando orientações preciosas”, disse ao receber o prêmio.
Localizada próxima a Arraial d’Ajuda, a Fazenda Trevo dos Búfalos trabalha na produção artesanal de vários tipos de queijos de leite de búfala. Este negócio familiar, que envolve dez pessoas diretamente na produção, da ordenha à distribuição, promovendo a cultura local, o turismo rural, e gera emprego e renda.
Fonte: Secom – Porto Seguro