O “Fantástico”, da Globo, despertou a curiosidade de muitos internautas ao exibir uma reportagem para provar que a Terra é redonda. O programa, inclusive, entrevistou brasileiros que acreditam que o planeta é plano.
“É difícil de acreditar, mas, em 2019, uma pequena parcela dos brasileiros acredita que a Terra é plana. Chega num ponto e termina assim numa borda. Ainda tem gente que acredita nisso, apesar de ser inquestionável que a Terra é redonda, claro”, debochou Tadeu Schmidt.
A reportagem falou sobre a comemoração dos 500 anos da constatação de que a Terra é redonda. “Em setembro de 1519, o navegador português Fernão de Magalhães se lançou numa expedição que entrou para os livros de história: a primeira volta ao mundo de caravela”, afirmou Poliana Abritta.
Um dos terraplanista entrevistado foi Jota Marthins, que disse: “Não existe espaço sideral no modelo da terra plana, você tem um dom intransponível e você não vai cair em espaço nenhum. O máximo que vai ocorrer é ir para o sul e chegar na Antártida em qualquer lugar do plano”.
Outro, Jean Martins, disparou: “Terra esférica seria uma fraude. Não corresponderia a verdade”. Ele não soube explicar os motivos pelos quais as pessoas diriam que terra é esférica. O “Fantástico” também entrevistou o ministro de Ciência e Tecnologia Marcos Pontes, que se mostrou contrário aos terraplanistas.
No Twitter, muitos internautas zombaram dos defensores da teoria. “O #Fantastico mostrando o mico das pessoas que acreditam na terra plana”, disparou um telespectador. “Meu Deus, fantástico passando uma matéria para afirmar que a terra é redonda. A que ponto chegamos”, criticou outro.
“Essa matéria sobre a terra plana prova que o #Fantastico tá sem pauta mesmo”, afirmou um terceiro. “O ano é 2019 e o #Fantástico precisa fazer uma matéria explicando que a terra é redonda e não plana”, falou mais um.
Fonte: https://rd1.com.br/