No primeiro dia de funcionamento da UTI do Hospital Regional de Eunápolis, nesta segunda-feira, 18 de julho, já deu pra sentir que a carência de leitos de UTI não é apenas na região, mas em todo o Estado.
A carência de leitos de UTI no SUS precisa ser resolvida na Bahia com urgência. Logo no primeiro dia de funcionamento da UTI do Hospital Regional de Eunápolis, nesta segunda-feira (18), a Regulação da Sesab já tentou transferir paciente de Salvador para a cidade, mostrando que não será fácil para a prefeitura administrar o problema, que a cidade viveu até domingo passado do outro lado, quando ainda não tinha a UTI e precisa de vagas em outras cidades.
25 leitos para 20 cidades – A região extremo sul conta apenas com 25 leitos de UTI – 10 em Teixeira, 10 em Eunápolis e 5 em Porto Seguro – para atender a demanda de toda a região (20 cidades), muitas vezes até de outras regiões mais próximas como sul e sudoeste.
Realidade – Em março, a Bahia contava com 1.690 leitos de UTI cadastrados no SUS, a maioria concentrada em Salvador. A média nacional é de 1,86 leito para cada 10 mil habitantes, o País só tem 55 mil leitos, entre particulares e públicos. No estado a média é de 1,11 leito (SUS) para cada 10 mil habitantes.