Grande parte dos moradores da região norte do território palestino já saiu em direção ao sul após aviso israelense
O Exército israelense publicou um comunicado neste sábado (14) em que informa que planeja uma “grande operação por terra” na Faixa de Gaza após o fim do prazo dado para que os palestinos abandonassem o norte do território. Segundo o porta-voz militar tenente-coronel Jonathan Conricus, o país “se prepara para a próxima etapa das operações”.
As forças israelenses vão, de acordo com suas palavras, “expandir a ofensiva de uma maneira coordenada que inclui ataques pelo ar, mar e terra”. A invasão do território será feita com centenas de milhares de soldados — incluindo reservistas — que terão o apoio de todos os equipamentos de guerra necessários.
Não foi anunciado até agora quando acontecerá esse avanço das tropas de Israel sobre Gaza, mas a expectativa é que aconteça nas próximas horas.
O prazo para os palestinos deixarem o norte de Gaza se esgotou às 10h (horário de Brasília) deste sábado. Milhares de pessoas já saíram daquela região, inclusive o grupo de brasileiros que está agora em Rafah, onde aguarda a reabertura da fronteira com o Egito para pegar um voo de volta ao Brasil.
O ataque do Hamas, no último sábado (7), provocou uma reação forte de Israel, que faz agora uma contraofensiva e promove ataques à Faixa de Gaza. Além das bombas, o Exército israelense já tem cerca de 300 mil homens na fronteira com Gaza, e há uma expectativa de invadir a região controlada pelo grupo terrorista.
Na foto acima, você vê o disparo de uma bomba a partir de um tanque que está no sul da fronteira, nesta quinta-feira (12)
Fonte: noticias.r7.com/