Reunida com diretores e coordenadora da secretaria municipal de Saúde, a secretária, Stela Souza, discutiu a realização da Conferência Municipal de Saúde de Eunápolis, prevista para o início de agosto com o objetivo de avaliar e propor as diretrizes para a política de saúde na cidade. A reunião preparatória contou com a presença do coordenador de planejamento, Franco Aurélio.
Prevista na Lei nº 8142/90, a conferência deve acontecer a cada quatro anos, sempre no primeiro ano de gestão. Ela é convocada pelo chefe do poder executivo ou, extraordinariamente, pelo Conselho Municipal de Saúde e servirá de base para a construção do Plano Municipal de Saúde (PMS).
De acordo com o prefeito Robério Oliveira, “esta conferência municipal é exclusiva para elaboração do PMS, por se tratar do início do governo municipal”. A Conferência terá etapas territoriais, com a representação dos vários segmentos sociais que serão importantes para a revisão dos rumos da saúde.
“Caberá aos gestores municipais do SUS, em articulação com os Conselhos Municipais de Saúde, mobilizar a população para que se possa ouvir um grande número de participantes”. Ressaltou a secretária Stela Souza, que também é presidente do Conselho Estadual dos Secretários de Saúde da Bahia (Cosems).
Fonte: Por Ascom/Saúde