Dom José Edson foi nomeado 1º Bispo Diocesano de Eunápolis pelo Papa João Paulo II – Foto: Divulgação
A Diocese de Eunápolis realizará, no próximo dia 8 de setembro, a partir das 19h, uma Missa Solene de ação de graças em comemoração aos 25 anos da Ordenação Episcopal e da nomeação do Bispo Dom José Edson Santana de Oliveira. A celebração será transmitida ao vivo pelo canal no Youtube “Diocese de Eunápolis”.
Dom José Edson foi nomeado 1º Bispo Diocesano de Eunápolis pelo Papa João Paulo II na mesma data em que foi criada a Diocese da cidade, em 12 de junho de 1996. A posse canônica aconteceu em 12 de outubro do mesmo ano.
HISTÓRIA DA DIOCESE DE EUNÁPOLIS
No dia 12 de junho de 1996, o Santo Papa João Paulo II criou a Diocese de Eunápolis, na Costa do Descobrimento do Brasil. Pela Bula APOSTOLICUM MUNUS, nomeando o excelentíssimo e reverendíssimo Dom José Edson Santana Oliveira, seu primeiro Bispo Diocesano.
No ano de 2000 a Diocese de Eunápolis registrou uma história política, mas, sobretudo a chegada do Evangelho, a Elevação do Madeiro da Cruz e a celebração da Primeira Missa na Terra de Santa Cruz.
Catedral de Eunápolis – Foto: Arquivo
A Diocese de Eunápolis está situada na região extremo sul do estado da Bahia e distando 662 km de Salvador, capital do estado, compõe-se de 8 municípios: Eunápolis (sede da Diocese), Guaratinga, Itabela, Itagimirim, Itapebi, Belmonte, Santa Cruz Cabrália e Porto Seguro. Com 33 Paróquias e 12 Quase-Paróquias, cobre uma área de 12.132,10 km². Com informações da Diocese de Eunápolis(BA)
LOGOMARCA DO ANO JUBILAR
Logomarca criada pelo Padre Diego Oliveira Reis – Foto: Divulgação
Criada pelo Padre Diego Oliveira Reis, a logomarca tem ao centro o tradicional Brasão da Diocese de Eunápolis, na Costa do Descobrimento, com sua estrela simbolizando a Virgem Maria e as três cruzes representando as três caravelas do Descobrimento. O número 25 ao fundo em prata recorda o Ano Jubilar Diocesano. Abaixo, está uma faixa branca com o nome da Diocese e sua data de criação.
A cruz de metal acima alude ao monumento em memória da Primeira Missa, inaugurado na cerimônia dos 500 anos do Brasil em Coroa Vermelha, no município de Santa Cruz Cabrália. A faixa azul recorda a proteção de Nossa Senhora Auxiliadora, Padroeira da Diocese, bem como, o azul do litoral da Costa do Descobrimento. Esta apresenta ainda o Jubileu e o período (1996-2021) de existência da Diocese.
Fonte: https://www.blogdarosemarie.com/