Filas deverão aumentar e o passageiro terá de chegar no aeroporto uma hora e meia antes do embarque para evitar transtornos.
A partir desta segunda-feira (18), todos os aeroportos brasileiros passarão a reforçar os procedimentos de inspeção de passageiros e bagagens em voos domésticos, como é feito nos embarques internacionais. Segundo a ANAC, o objetivo é padronizar o embarque às práticas recomendadas internacionalmente. Para empresas do setor aéreo, as novas regras deverão causar lentidão e filas no embarque para os voos nacionais, a um mês dos Jogos Olímpicos no Rio, evento que deve gerar grande fluxo de passageiros.
Revista corporal – Entre as mudanças, está a obrigação do passageiro de retirar seu notebook da bagagem antes de passar pelo Raio X, o que deve acontecer também com outros dispositivos eletrônicos da bagagem de mão, deixando-os em outra bandeja. Atualmente, esse procedimento apenas é obrigatório em voos internacionais, que seguem normas de segurança mais rígidas.
O computador portátil dificulta a visualização no Raio-X do interior da bagagem. Além disso, as malas de mão também poderão ser inspecionadas manualmente por agentes dos aeroportos do país.
Outra mudança é que, antes de entrar nas salas de embarque de voos domésticos, os passageiros poderão ser submetidos a uma revista corporal, ação comum em embarques internacionais.