Mais uma etapa do seminário “Movimente-se! Educação: entre saberes e fazeres” foi realizada em Porto Seguro, dia 30 de agosto, no Porto Seguro Eco Bahia Hotel. De acordo com o supervisor pedagógico da Secretaria Municipal de Educação (SEDUC), Epaminondas Castro, essa série de seminários tem sido “uma oportunidade de apresentarmos para a rede pública municipal de ensino a atual configuração e os movimentos realizados nos últimos seis meses pelo Setor Pedagógico da Seduc”.
Nesse segundo momento, voltado para os diretores, vices e coordenadores, a abordagem foi sobre os “Itinerários, Mapas e Percursos para Equidade na Educação”, “Sistema Municipal de Educação”, “Plano Estratégico de Gestão” e os “Diagnósticos, Indicadores e Metas: e daí, qual a importância disso?”. Segundo Epaminondas, entre os objetivos dos seminários está a avaliação dos processos que envolvem a educação pública em Porto Seguro e o planejamento de estratégias para a conquista de melhores resultados.
A secretária de Educação, Dilza Reis lembra que os desafios são grandes no cenário atual, considerando os índices do IDEB (Índice Desenvolvimento da Educação Básica) extremamente baixos, encontrados no município pela atual gestão. “É desafiador, mas é um momento onde todos juntos vamos buscar os caminhos para que cada aluno tenha assegurado o seu direito de aprender”. Para ela, é urgente que as singularidades dos estudantes sejam atendidas e respeitadas, “sejam moradores da cidade, do campo, indígenas, pessoas com deficiência ou que não tenham tido acesso à escola na idade regular”.
O supervisor pedagógico complementa que a ideia é “discutir a educação para além dessa pauta institucional, mas enquanto uma pauta de interesse público, coletivo, da sociedade e geral”. Nesse sentido, conforme a secretária Dilza, a Prefeitura, por meio da Secretaria de Educação tem realizado uma busca ativa, ampliando o acesso da população ao sistema de ensino. “Fora da escola ninguém pode ficar. E a gente garante esse acesso, trabalhando para assegurar também a permanência do aluno na escola. E com sucesso!”.
No dia 13/09, tem início o momento voltado para os professores, inspetores, gestores e coordenadores, discutindo o tema “Intinerâncias: ruptura enquanto estratégia para ressignificar processos diagnósticos e intervenções”.
Secretaria Municipal de Educação
Prefeitura de Porto Seguro